Quando trocar os pneus do caminhão?



Uma das principais dúvidas e um dos questionamentos mais recorrentes feitos pelos caminhoneiros é quando os pneus do caminhão devem ser trocados. Até porque, mesmo que eles foram trocados recentemente, o uso em excesso pode desgastá-los, fazendo com que precisem ser substituídos por outros novos. Mas afinal, quais sinais devemos ficar atentos?

 

Como conservar os pneus do caminhão?

Antes de mais nada, é fundamental abordarmos esse assunto. Muita gente sabe que o que movimenta os veículos são, em parte, os pneus, mas esquecem deles na hora da revisão. Por isso, é recomendável que você verifique o nível de pressão e desgaste dos pneus, principalmente, dos caminhões pelo menos uma vez por semana.

Outro fator que merece ser mencionado é o desgaste desigual entre os pneus. Pode acontecer de um ficar mais “careca” do que o outro e, acredite: isso acontece muito e a maioria dos caminhoneiros não percebe.

Para corrigir esse problema, basta deixar o balanceamento em dia e consertar qualquer tipo de desalinhamento.

Não poderíamos deixar de comentar, claro, dos buracos. Evite passar em cima de buracos, mas quando isso acontecer, vá ao mecânico e confira se os pneus sofreram algum desgaste com o impacto.

 

Quando trocar o pneu do caminhão?

Como já dissemos, é recomendável verificar cada pneu toda vez que você passar em algum buraco.

Além disso, vale a pena observar o Tire Wear Indicator, que são pequenos ressaltos entre os sulcos dos pneus que indicam que estão desgastados. Veja as espessuras indicadas para cada “idade” do pneu:

 

- Um pneu novo tem cerca de oito milímetros de espessura

- Um pneu meia-vida tem a metade, cerca de quatro milímetros

- Um pneu desgastado tem cerca de 1,6 milímetro de espessura

 

Caso o pneu apresente menos de quatro milímetros de espessura, troque-o  imediatamente.

 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira outras dicas feitas especialmente para você, caminhoneiro!

#TAGS MAIS PROCURADAS

c