Descubra o que fazer quando seu veículo aquaplanar



 

Você sabia que chuvas leves ou, até mesmo, neblina podem fazer seu automóvel aquaplanar? Isso ocorre pois o acúmulo de água no asfalto pode fazer com que a pista fique escorregadia, fazendo com que o atrito entre o pneu e o asfalto deixe de, praticamente, existir. Daí surge o risco de aquaplanagem.

Além da umidade, outros fatores como poças d’água e irregularidades no asfalto, podem corroborar com esse problema. Dessa forma, listamos algumas dicas para que você possa evitar esse tipo de acidente:

- Não deixe seu pneu ficar careca!

Quando o pneu está dentro das condições de uso, as ranhuras evitam que a água controle seu veículo. Quando ele está desgastado é mais fácil a água entrar em contato com a borracha, ocasionando o movimento involuntário. Por isso, não deixe de ficar atento à saúde de seus pneus.

- Calibragem

A calibragem é importante, pois deixa a pressão dos pneus estável. Além disso, também faz com que não haja diferenças entre eles.

Crie uma rotina para calibrá-los sempre. Dependendo do uso do veículo, o ideal é calibrar a cada 15/20 dias.

- Reduza a velocidade

Além de reduzir o risco de aquaplanagem em dias de chuva, a redução da velocidade evita acidentes mais graves.

Em geral, ela é o único artifício que você tem na hora de estabilizar o seu veículo: se estiver correndo, é mais difícil controlá-lo!

- Em casos de deslize, NÃO USE O FREIO!!!

Utilizar o freio é o primeiro passo que pensamos em tomar quando o veículo sai de nosso controle. Mas, (ATENÇÃO) em casos de aquaplanagem o freio NÃO deve ser usado, pois faz com que o veículo saia, de vez do controle, podendo até capotar.

Caso o deslize aconteça, segure o volante com força a fim de evitar os riscos de rodopio.

- A tecnologia a nosso favor

O freio ABS é uma outra forma de aumentar a segurança do motorista. Ele evita que as rodas travem, mas, infelizmente,  não garante que o automóvel perca o controle na pista.

 

Gostou das dicas? Quer mais? Acompanhe nosso site!