4 dicas para deixar a frota de caminhões mais segura



O transporte realizado pelas frotas de caminhões representa o principal meio de escoamento da produção no país. No entanto, para que a empresa garanta a segurança de sua frota e, consequentemente, de suas cargas, é necessário seguir alguns cuidados. Pensando nisso, nossos especialistas em segurança separaram algumas dicas imprescindíveis para aumentar a segurança de suas frotas. Confira!


1. Rotas: faça um planejamento

Pesquise com antecedência todas as rotas possíveis que podem ser utilizadas na operação.

Medir a distância e escolher o caminho mais curto, muitas vezes, pode ser a opção mais econômica, todavia, assim como diz o ditado popular, “o barato sai caro”. Por isso, analisar todas as opções e ver qual é o caminho mais seguro (mesmo que seja um trajeto mais longo) pode valer a pena para sua segurança.

 

2. Instale câmeras de vigilância

Além de registrar furtos e roubos, as câmeras de monitoramento podem ser uma grande aliada, pois, caso seu motorista seja envolvido em algum sinistro e ser inocente, as gravações podem comprovar sua inocência.

Dessa forma, é imprescindível investir em câmeras de vigilância em seu caminhão, tanto na parte interna quanto na externa.

 

3. Realize manutenções regularmente

Todo gestor de frotas sabe que a manutenção preventiva é imprescindível para a segurança dos motoristas, economia da empresa e eficiência das operações.

Junto de um profissional qualificado, defina uma política de manutenção preventiva, fazendo com que todos da empresa e, principalmente, os motoristas estejam cientes disso.

 

4. Treine seus motoristas

Não adianta investir em câmeras de monitoramento se os motoristas não estão preparados para lidar com as adversidades do trânsito.

Nesse sentido, você deve fornecer para sua equipe palestras, cursos, treinamentos e condutas ideais para cada ocorrência.


Saiba mais:

Descubra o que fazer quando seu veículo aquaplanar

Cuidado constante ao dirigir à noite

10 dicas para caminhoneiros conviverem melhor com motoristas de carros

Saiba o que são Rotas de Escape e porquê salvam vidas