Veja as 4 peças de caminhão que mais dão mais problema na estrada



 

Cuidar da estrutura de um caminhão não é uma tarefa fácil. O motor e demais peças são mais pesados e maiores do que em qualquer carro, além de estarem sujeitos a uma maior pressão devido às longas viagens com carga. Ao fazer uma revisão, mesmo que bem rápida, é importante saber quais peças de caminhão devem ser observadas com atenção.

Uma vistoria bem-feita pode prevenir acidentes, evitar atrasos de viagens e melhorar a durabilidade do veículo. Como mecânico, você deve se informar sobre quais peças olhar e como identificar esses defeitos.

Para te ajudar a lidar melhor com essas situação, separamos aqui 4 itens que costumam dar problemas na estrada. Confira:

 

1. Motor

Uma das mais importantes peças de caminhão e a principal preocupação de muitas motoristas e gestores de frotas. Se ela ficar com algum defeito no meio da viagem, o piloto pode ficar desamparado no meio da estrada. Por isso, é importante vistoriar o motor antes e durante o trajeto.

Há sempre alguns pontos a verificar no motor, como a partida, a injeção de combustível, nível de torque etc. Se o desempenho estiver muito baixo, pode ser que ele consuma mais do que o necessário ou acabe travando ao levar uma carga muito pesada.

 

2. Suspensão

Assim como o motor, a suspensão de um caminhão precisa ser muito mais potente do que em um carro comum, especialmente quando a carga é mais pesada. Se houver um defeito que cause instabilidade nas curvas, por exemplo, as chances de acidente aumentam bastante.

Verificar o desgaste da suspensão deve ser parte da rotina. Se ela estiver muito comprometida, pode ser melhor recomendar o uso de outro veículo enquanto este é arrumado — melhor do que perder a carga e o caminhão.

 

3. Faróis

Muitas pessoas não pensam nos faróis como peças de caminhão muito importantes. Porém, para qualquer pessoa que trabalha na estrada dia e noite, estas são tão importantes quanto o veículo em si. Dirigir no escuro, sem sinalização, não é nada seguro.

Felizmente, essas peças não são difíceis de arrumar rapidamente. Você pode verificar as condições das lâmpadas e, inclusive, deixar algumas extras para que o motorista as troque, caso seja necessário.

 

4. Freio

Este é outro componente vital para a segurança do veículo e do seu motorista. Os freios de um caminhão, obviamente, precisam ser mais eficazes, já que o peso do veículo torna a parada mais difícil. Se ele estiver muito gasto e sem uma manutenção periódica, o risco de acidente pode ser bem alto.

Não se apresse em testar e arrumar qualquer defeito nesta peça. Se necessário, você pode indicar que o motorista troque os freios antes da viagem. É melhor para ele esperar um tempo para ter um trajeto seguro do que se apressar e correr esse tipo de risco sem necessidade.

Agora que você sabe quais peças de caminhão dão mais defeito durante as viagens, pode colocá-las no topo da lista de prioridades em qualquer revisão. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como melhorar a segurança dos caminhões em sua oficina!

 

Fonte.