Mercedes antecipa novidades para Fenatran



 

A Mercedes-Benz antecipou algumas de suas novidades que serão apresentadas em seu estande durante a 19ª Fenatran, maior feira de transportes da América Latina, que ocorrerá entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro no Anhembi, em São Paulo (SP).

Entre as novidades, está a versão Atego 2430 6x2 equipada comcâmbio automatizado PowerShift de terceria geração e 12 marchas (com a última direta). Esse modelo é uma das apostas da marca da estrela para avançar sobre a liderança da MAN Latin America no segmento de caminhões semipesados, com o modelo VW Constellation 24.280.

Caminhões com câmbios automatizados estão tornando-se configuração padrão no segmento de pesados. Até então, somente a Scania oferecia o equipamento, o Opticruise, para osveículos semipesados (com PBT acima de 15 toneladas até 40 toneladas de PBTC).

A Volvo prometeu o VM com a caixa automatizada I-Shift para a partir do segundo trimestre do próximo ano e, a MAN, se demorar apresentar o equipamento para sua linha Constellation corre risco de começar a perder mercado, aliás, o que já está ocorrendo este ano. As vendas de semipesados da MAN Latin America caíram 5,1% nos oito primeiros meses deste ano, enquanto que o segmento como um todo cresceu 2,2%.

Segundo a Mercedes, outra alteração na motorização do Atego foi a mudança da curva de torque, que agora, passa a ser alcançada em rotações mais baixas. Com essa alteração, a empresa quer que o mercado perceba que o Atego 2430 poderá ser mais econômico e mais confortável, por ter menos ruído no interior da cabine, do que o seu principal concorrente, o VW Constellation 24.280.

O 2430 não é a única novidade na família Atego. A fabricante de São Bernardo do Campo (SP) lançará também o Atego 1729, segundo ela, pronto para o segmento de coleta de lixo com coletor de até 19 m3. Na verdade, o caminhão não chega totalmente pronto para o cliente, pois o trabalho e risco da instalação do terceiro eixo (necessário para implementação de um coletor de 19 m3) é por sua conta e risco do cliente, já que o Atego 1729 sai de fábrica apenas com dois eixos. O lançamento do 1729 é paliativo até que a empresa conclua os testes e validação da versão Atego 2429 (6x2 de fábrica), o que deverá correr durante o ano que vem.

Outras melhorias feitas na família Atego 2014 são a introdução de um novo eixo traseiro, mais leve, nova suspensão da cabine (ainda de mola, porém proporciona mais conforto na cabine), a opção da cama king size e de dois tanques de combustível, totalizando 600 litros. Veja mais sobre as novidades da Mercedes-Benz para a Fenatran na edição deste mês da Transporte Mundial.

Marcos Villela

 

Veja também:
15 pontos para a manutenção preventiva do seu caminhão
Dicas para estender a vida útil das peças de seu caminhão
Manutenção preventiva do escapamento do caminhão pode evitar gastos