Maneira apropriada de trocar a marcha de um caminhão



 

Trocar  as marchas de um caminhão é semelhante à troca de marchas de um carro comum, mas exige muito mais prática, pois em um caminhão existem mais marchas. Um caminhão padrão pode possuir de oito até dezoito marchas. A embreagem, por sua vez, é usada para engatar uma determinada marcha, mas seu uso não é obrigatório para a troca das demais marchas.

Instruções

Entre no caminhão e coloque a chave na ignição, depois pressione o pedal da embreagem até o fundo e tenha certeza de que o câmbio está no "ponto morto".

Ligue o caminhão girando a chave. Em alguns casos, o caminhão terá um botão de ignição.

Pressione o pedal do freio com o pé direito. Empurre o freio de estacionamento até que o medidor de ar marque 54 kg de pressão.

Coloque o câmbio na "segunda marcha". Pressione a embreagem até o fim e lentamente solte o pedal enquanto pressiona o pedal do acelerador. Pise um pouco mais no acelerador conforme o caminhão for se movimentando.

Coloque o câmbio em "terceira marcha" conforme o motor ganha giro. O processo é o mesmo que uma mudança de marchas manual, mas o uso da embreagem não é mais necessário.

Continue trocando as marchas até chegar na última, em seguida, vire a chave para a posição "Up". Depois coloque o câmbio para a esquerda e para baixo e então continue trocando as marchas.

Para parar o caminhão, pressione o pedal da embreagem até o fim e em seguida pressione o pedal do freio. Por fim, coloque o câmbio em "ponto morto".

Siga o mesmo procedimento para dar a ré.