Má distribuição no peso da carga pode levar a acidentes



 Um mal equilíbrio do peso pode deixar insegura a direção de nosso veículo. É necessário pôr atenção nestas recomendações porque um posicionamento irregular das cargas é uma das causas mais importantes de acidentes e viradas.

Vejamos algumas das formas nas quais se manifesta:

Os eixos dianteiros pouco carregados (como acontece quando é colocado o peso muito atrás) podem aligeirar a direção e causar que nas curvas não responda de forma precisa ou segura.

Muito peso na frente, sobre o eixo da direção, pode deixá-la muito dura e dificultar a manobrabilidade. Também pode danificar diferentes mecanismos do sistema de direção.

Pouco peso nos eixos traseiros pode ser a causa de uma tração deficiente. Os pneus de tração poderiam escorregar, principalmente no momento de virar com mau tempo (chuva, neve, geadas) o caminhão perderia mais facilmente a tração e o controle direcional.

O peso de cargas altas ou indivisíveis, que aumentam o centro de gravidade, cria uma maior probabilidade de virada do veículo.

Nos veículos com plataforma plana existe também uma maior probabilidade de que a carga vá até um lado ou caia do veículo. Por isso, deve ser corretamente fixada.

Lembre sempre que as normas indicam uma fixação segura da carga a cada três metros, e que a responsabilidade penal com eventuais acontecimentos acidentais do veículo e sua carga será do motorista profissional que dirige.

Fonte: http://www.infomanejo.com/