Dicas valiosas para condutores novatos



Veteranos apontam reciclagem profissional, descanso e paciência como fatores principais para o sucesso na profissão.

Há a primeira vez para tudo na vida. Na tajetória de um condutor de caminhões não é diferente. Além de aprender a manejar o veículo e interpretar toda a tecnologia que é colocada à disposição do motorista atualmente, o novato precisa seguir algumas dicas para evitar apuros em suas primeiras jornadas pelas rodovias.

Com todo o aparato eletrônico disponível nas cabines hoje em dia, a atualização e a reciclagem profissional se tornaram obrigatórias na carreira de qualquer motorista. ESTUDAR e fazer cursos que abordem direção defensiva, logística e atendimento a clientes e parceiros é muito importante para a trajetória do profissional de transporte.

SEGURANÇA é uma questão que também deve ser levada muito a sério na vida na estrada. Com caminhões cada vez mais valiosos e com capacidade de carga cada vez maior, os roubos de carreta se tornaram uma triste realidade.

Assim, evite dar informações sobre seu itinerário e carregamento para pessoas que não conhece e que podem abordá-lo nos postos de gasolina ou nas áreas de descanso.

ECONOMIA de tempo e dinheiro também deve ser aplicada no cotidiano de viagens. Quando o assunto for alimentação, um dos conselhos dos profissionais mais experientes é cozinhar em maior quantidade e guardar comida para mais de uma refeição. Com isso o motorista evita paradas e gastos desnecessários.

Apesar de ter que conviver com prazos e custos, o condutor nunca deve cometer o pecado da pressa. Por isso o DESCANSO deve ser observado e o melhor energético é, sem dúvida, o travesseiro e as boas horas de sono após uma jornada de trabalho. Ficar noites sem dormir e fazer uso de inibidores de sono (os populares rebites) prejudica a saúde do profissional e aumenta consideravelmente o risco de acidentes, o que coloca sua vida em risco.

Condutores de veículos de passeio geralmente se amedrontam ao ver uma grande carreta se aproximando pelo espelho retrovisor. Isso pode levá-los a agir por impulso e aumentar as chances de acidente. Assim, aja com PACIÊNCIA e sempre respeite a distância regular, a sinalização e o limite de velocidade estabelecido em cada trecho.

A lei do descanso já está em vigor. Assim, aproveite o intervalo a cada quatro horas de direção para RELAXAR e fazer alongamentos. Dar uma caminhada também pode ser uma atividade proveitosa para esse pequeno período de pausa.

Por último, mas não menos importante: os veteranos sempre aconselham a fazer as revisões no caminhão nas datas estabelecidas pelo fabricante. A MANUTENÇÃO
 constante evita problemas repentinos na mecânica do veículo e faz com que seu caminhão rode sempre de maneira mais econômica e menos poluente.

Fonte: http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/