Dicas para estender a vida útil das peças de seu caminhão



Comprar um caminhão demanda um grande investimento financeiro, bem como a necessidade de mantê-lo sempre em bom estado durante o tempo que o veículo lhe for útil é necessário. Para tanto, o ditado que mais se apregoa aos caminhoneiros se refere ao fato de a prevenção vir antes do conserto, pois, para os caminhões, a manutenção é uma medida preventiva, chegando a ser três vezes mais eficaz do que as revisões corretivas que são feitas no decorrer dos tempos. Mas como providenciar bons cuidados para com o seu veículo? Como estender sua vida útil das peças do caminhão? 

Geralmente, o responsável pela manutenção dos caminhões são as próprias concessionárias, sendo que esse requisito já vem explicitado no contrato de venda, garantindo, inclusive, um maior valor de revenda do veículo.

Com anos de profissão, o próprio motorista passa a desenvolver técnicas de inspeção visual bastante importantes para manter a vida útil das peças do caminhão. Algumas ações como as constantes inspeções nos pneus, na água, no óleo e na partida elétrica em seu veículo, com olhar apurado para o seu bom funcionamento (adquirido com o passar do tempo) é que garantem a segurança necessária para rodar. Entretanto, ainda que o caminhão não esteja apresentando problemas aparentes ou não detectados pelo motorista, é fundamental buscar um mecânico de sua confiança para uma inspeção profissional. 

Uma dica importante para prolongar a vida útil das peças do caminhão é providenciar sua checagem completa a cada dez mil quilômetros rodados, nessa inspeção são feitas as trocas de óleos e de fluidos, alinhamento e balanceamento dos pneus e a avaliação dos freios. Outro item importante a ser analisado são os amortecedores, se nos carros esse não é um quesito fundamental, nos caminhões a história é diferente. São os amortecedores os responsáveis pela segurança e pelo conforto do veículo, assim como a distância de frenagem, caso essas peças estejam ruins; sua vida útil depende de suas boas condições de uso e de conservação.

Não deixe de cuidar das peças de seu caminhão!

Fonte: 
http://www.artigonal.com/