Ações para reduzir acidentes com caminhões



Você sabia que o número de acidentes envolvendo caminhões no ano é em média 83 mil?

É um número bastante significativo!

 

Esses números aumentam a cada ano causando uma grande preocupação para a comissão formada por empresas de transportes.
 

Por isso, as empresas investem em treinamento, cursos, tecnologia para ter o controle de jornada monitorada de trabalho para tentar evitar a falha humana.
 

Causa dos acidentes de caminhões
 

Pesquisas revelam que em 75% dos acidentes, o condutor é o responsável. A verdade é que os motoristas de caminhão têm que cumprir prazos apertados e isso provoca fadiga, resultando na queda do estado de consciência, em que o condutor é induzido a dirigir em “piloto automático” e sem segurança.
 

 

Outro fator que é preponderante para causa dos acidentes, é o motorista trafegar em alta velocidade em trechos sinuosos. Somente no transporte rodoviário de cargas é registrado oito mil mortes no Brasil por ano devido às falhas humanas. Vale lembrar que a sinalização dos radares contribui para o aumento desses acidentes. O motorista que trafega em alta velocidade, ao visualizar o radar, diminui a velocidade rapidamente causando sérios desastres com veículos que estão trafegando atrás do caminhão.
 

Ações para reduzir acidentes
 

A melhor maneira para evitar acidentes, é o condutor estar bem descansado. O motorista que sentir sono enquanto está conduzindo o veículo, deve fazer uma parada de no mínimo de vinte minutos para descansar.
 

Há acidentes que são causados pela falta de manutenção no veículo, então deve fazer uma revisão adequada no caminhão antes de seguir viagem.
 

Outra forma encontrada é ter um controle de viagem planejado e monitorar se o condutor está cumprindo os horários, podendo recompensá-los financeiramente.