A importância de manter em dia a manutenção do seu caminhão



 

Manter um veículo sempre em dia com a revisão e a manutenção é sempre uma boa forma de evitar vários problemas no trânsito. Quando a história é sobre os caminhões, então, a necessidade de uma manutenção dentro dos prazos é ainda mais urgente e necessária, já que qualquer tipo de falha pode ser potencializada em um veículo do tamanho de uma carreta ou camioneta. É preciso que o mecânico responsável sempre faça a revisão de acordo com as peculiaridades de cada marca de caminhão para que a manutenção seja considerada efetiva. Por exemplo: em caminhões Scania, peças Scania são fundamentais para evitar problemas, desde a menor até a maior delas – e não apenas por uma questão de identidade ou praticidade, mas também de segurança.

A primeira grande importância – e necessidade – de estar em dia com a manutenção do caminhão é uma questão de segurança do trânsito, uma iniciativa preventiva. Os caminhões ocupam grande parte das estradas e das ruas das grandes cidades, e isso faz com que eles sejam responsáveis por grande parte dos acidentes no trânsito. Na maioria, infelizmente, o discurso é sempre o mesmo: o caminhão, grande como ele só, perde os freios sem motivo aparente, ou apresenta grave falha mecânica em seus motores ou eixo de direção. Tudo isso, no entanto, poderia ser resolvido através da manutenção do veículo. Quem roda com a manutenção em dia muito raramente tem problemas mecânicos e, quando ocorre, quase nunca são desse naipe.

Outra importância fundamental para que a revisão e manutenção dos caminhões esteja 100% para que eles rodem é a diminuição da emissão de poluentes quando tudo está OK no veículo. Quando algo está errado com o escape e a queima de combustível do caminhão é normal que o veículo solte mais fumaça do que necessário. Quem viaja sabe que outro grande problema dos caminhões é a queima da embreagem, devido a seu peso exacerbado e à falta de qualidade e segurança das estradas brasileiras. Nesse caso, além de gastar a embreagem muito mais rápido, o caminhão acaba emitindo fumaça poluente. E quem deve exigir a manutenção em dia para a solução de todos esses problemas é o próprio caminhoneiro, que tem em suas mãos sua segurança no trânsito e também a do próximo.

 

Veja também:
15 pontos para a manutenção preventiva do seu caminhão
10 dicas para caminhoneiros conviverem melhor com motoristas de carros
Confira 7 dicas de cuidados com o pneu do seu caminhão