15 pontos para a manutenção preventiva do seu caminhão



A manutenção periódica de caminhões é essencial para que eles apresentem um bom desempenho e não o deixem na mão em momentos cruciais. Dá muito mais prejuízo esperar que algo desse tipo aconteça do que investir em uma manutenção preventiva para que sua frota esteja sempre em ordem, segura e pronta para a batalha! 

A seguir, listamos 15 pontos essenciais para a manutenção preventiva do seu caminhão, ou da sua frota: 

1. Sistema de sinalização

A troca de lâmpadas dos caminhões deve ser feita aos pares para que não haja diferenças na iluminação de ambas as lâmpadas, assim como os fachos de luz devem ser ajustados para que a visualização de placas e da pista seja boa e não prejudique a visão do motorista que vem em sentido contrário.

2. Sistema de freios

Deve-se checar o nível de água dos sistemas hidráulicos e drenar a água condensada nos reservatórios dos sistemas pneumáticos.

3. Filtro de combustível

Deve ser trocado de acordo com a recomendação do fabricante.

4. Sistema de exaustão

É necessário que se verifique a existência de vazamentos, suportes quebrados e barulhos estranhos.

5. Sistema de suspensão

O sistema de suspensão deve ser verificado anualmente, incluindo os amortecedores e molas, assim como bandejas, braços danificados, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas gastos ou com folga.

6. Filtro de ar do motor

A cada troca de óleo, o filtro deve ser verificado. Caso esteja escuro, deve ser substituído. Veículos que rodam bastante devem ter essa troca realizada em períodos mais curtos para que a peça tenha um bom desempenho e controle a emissão de poluentes.

7. Baterias e cabos

O sistema elétrico deve ser revisado periodicamente. Baterias e cabos devem ser checados de modo que se observe a limpeza, fixação e eventual corrosão.

8. Palhetas do para-brisa

O ideal é trocar a cada seis meses, mas deve-se ficar atento à borracha que apresentar sinais de ressecamento.

9. Sistema de climatização

É indicada a checagem desse sistema uma vez por ano. Mais do que conforto, o sistema de climatização é um item de segurança por ser essencial para a melhor visibilidade por auxiliar a desembaçar os vidros.

10. Vidros

É importante respeitar o código de trânsito quanto ao uso de películas, mantê-los sempre limpos e levar o veículo à oficina em caso de trincos, pois são ameaçadores da segurança do condutor.

11. Fluidos

Verificar vazamentos e, caso seja preciso completar, utilizar somente fluido recomendado pelo fabricante.

12. Sistema de pneus e rodas

É sempre essencial verificar as condições dos pneus e não deixar que fiquem muito desgastados e “carecas”, além de ser necessário checar a pressão dos pneus de acordo com a especificação do fabricante e da carga transportada.

13. Correias

Substituí-las conforme especificação do fabricante, uma vez que a sua não substituição pode causar danos ao motor.

14. Óleo do motor e filtro de óleo

O filtro deve ser trocado conforme recomendação do fabricante, o óleo, por sua vez, deve ser verificado a partir da quilometragem para ver se está na hora de trocar. Também é necessário checar se não há vazamentos.

15. Luzes de funcionamento do motor

Fique atento às luzes que aparecem no painel do veículo! Amarelo é sinal de alerta e vermelho requer uma ação urgente. Ignorar esses sinais pode causar danos irreversíveis.

Agora que você já está familiarizado com a ideia da manutenção preventiva de caminhões e pôde compreender a importância desse hábito para a sua frota, conte com os nossos produtos para que os seus caminhões estejam sempre seguros e prontos para uma entrega eficiente que promova a satisfação do seu cliente.